O Colégio Estadual Canadá


Nosso Colégio CANADÁ pertence a rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.

O colégio foi construído no ano de 1973 numa parceria entre a Fábrica Canadense de Agulhas que havia se instalado aqui em Nova Friburgo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Governo do Canadá.

Durante anos foi consagrado como colégio modelo aos outros do Estado RJ.

Tivemos uma reforma geral em 1992, porém no Natal de 1996, uma enchente arrasou com o nosso colégio, destruindo arquivos dos mais variados, além de livros e móveis. Durante um ano ficamos fechado para uma reconstrução (reforma).

Estamos fazendo 41 anos neste período de 2014, funcionando em três turnos (manhã, tarde e noite), com aproximadamente 700 alunos que estudam do 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental), do 1º ao 3º ano (Ensino Médio) e tivemos até o ano passado o 1° ano Proemi (Ensino Médio Inovador) que esteve parado em 2014, porém está sendo reestruturado pela SEEDUC para se iniciar em 2015 com a mesma sigla = PROEMI (agora modificado para Ensino Médio Integral) e que funcionará de 7h:30min às 17h diariamente. O ensino primário e infantil foram transferidos durante os anos 1999 à 2004 para as redes municipais de ensino e a tendência é que até 2020 o ensino fundamental até o 9° ano seja também de responsabilidade dos municípios.

Parabéns para nós funcionários, professores e alunos que gostam daqui, sabem valorizar o que os professores e direção lhes transmitem, como a frase do hino da escola bem caracteriza: -"Nossa escola repete vibrante a lição que aprendemos no lar". Exatamente a sua casa, o seu lar, o amor dado por sua família, tem sido valorizado dentro das salas de aula do CEC por um grupo de professores que ainda quer levar conhecimentos, cultura, amor e carinho para esta nova geração (neste grupo de educadores eu me incluo, com minhas brincadeiras, minha amizade, minhas aulas no Laboratório Científico...).

Saudações Colégio Canadá...

Professor João Angelo


Hino do CEC

*A música é de um grande violinista alemão - Oscar Brinker - [já falecido] - amigo de meu pai [Waldemar - que foi tenor e maestro] e meu amigo também, desde quando cantávamos no Coral San Remo de N.F. - com sua esposa - a contralto Dinorah Brinker (também professora); a letra é do Prof. Osmar Barboza:

Nossa escola repete vibrante a lição que aprendemos no lar.
Somos nós desta Pátria gigante, sobre a serra um pedaço a brilhar.
Tem Friburgo nas mãos de seus filhos, radiante por vir promissor, desde cedo vencendo empecilhos numa aurora de raro esplendor!
Estribilho: Estudante, estudante, tudo grande aqui será. Entoemos exultantes: viva a escola Canadá.