O Ensino Integral público e gratuito

Muitos alunos morrem de medo quando escutam a expressão “Ensino Integral”. Para eles, a relação imediata é: Ensino Integral é igual mais tempo dentro da sala de aula. Se por um lado eles estão certos (afinal, a escola de ensino integral tem mesmo uma grade curricular ampliada), erram ao achar que a escola se resume ao espaço da sala de aula.

Muitos países no mundo já adotam escolas de ensino integral. Neles, os alunos passam, em média, nove horas dentro das escolas. Esse é o caso da Finlândia, da Coreia do Sul e da Irlanda, só para citar alguns.

Em nenhum dos casos, no entanto, verificou-se a permanência dos alunos dentro de um ambiente só durante esse tempo todo.

Quando a educação integral foi pensada, a ideia era de que os alunos pudessem ter mais tempo para colocar em prática todas as suas potencialidades intelectuais e não só “comprovar com provas” que aprenderam uma lição que esquecerão na próxima esquina.

No horário integral o aluno tem tempo para estudar, entender o muito e as múltiplas relações que o cercam, aprender não só na teoria, mas também na prática sobre assuntos necessários aos seus estudos posteriores, enfim, há tempo para tudo, dentro e fora da sala de aula.

Para o ano de 2015, o Colégio Estadual Canadá oferecerá o Ensino Médio Inovador – ProEMI – para os alunos do primeiro ano. Trata-se de uma das primeiras experiências no ensino público no estado e em nossa cidade com o ensino de tempo integral. Os alunos terão al[em das disciplinas tradicionais atividades articuladas às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento. 

O ensino integral é uma tendência e, finalmente, chega à educação pública. Muitas das escolas privadas de Nova Friburgo oferecem o horário integral pago. Os alunos da cidade têm, agora, a possibilidade de receber o mesmo ensino a custo zero, oferecido pelo estado, como deve ser. Aos alunos que ainda têm um pé atrás, fica o nosso convite para conhecer uma nova experiência pública de educação cheia de novidades. Aos pais e responsáveis, nossa certeza do apoio e incentivo familiar tão necessário.

 Para conhecer mais sobre o ProEMI e a escola de tempo integral, acesse os links abaixo:

Ensino Médio Inovador: mudanças à vista.
Programa Ensino Médio Inovador.
Os benefícios do Ensino Integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário